ens_fundamental

O Ensino Fundamental da UIRB tem como proposta pedagógica central a ampliação dos conceitos e princípios desenvolvidos durante a primeira infância, sejam eles cognitivos, afetivos, físicos, éticos ou sociais. É nessa etapa que as relações interpessoais estão em alta, tornando-se então prioridade a construção e ratificação dos valores e posturas adequadas para um equilibrado convívio em sociedade.

Através do maior e mais completo programa de educação socioemocional do mundo, nossos alunos aprendem habilidades fundamentais para terem condições de desenvolver uma mente mais livre, uma emoção mais saudável e um intelecto mais proativo. Pensar antes de agir, se colocar no lugar do outro, trabalhar perdas e frustrações, resiliência, se reinventar nas dificuldades, gerenciar estresse, empreender e escrever capítulos nobres nos dias mais tristes são algumas destas habilidades. Nossa escola prepara os alunos para os desafios da vida!

O currículo enfatiza a integralidade da formação, voltando-se para o aperfeiçoamento acadêmico e o encantamento pelo mundo da leitura. Nesta etapa, as descobertas são valorizadas e as atividades em grupo estimuladas.

O Ensino Fundamental II é a fase marcada pelo estímulo à criatividade, raciocínio lógico e crítico. Para isso, neste segmento, a escola propõe ampliar o conhecimento e aprofundar os conteúdos adquiridos no segmento anterior, aprimorar as capacidades de comunicação e de interação, consolidar o hábito de estudo e promover a iniciação em projetos científicos e artísticos.

 

Projetos do Ensino Fundamental I:

Augusto_CuryEscola da inteligência

Imagine uma escola que, além das disciplinas tradicionais como matemática, história, geografia, ciências e português, entre outras, ofereça aos alunos conteúdos que os preparam para a vida! Pensando nisso, a UIRB buscou parceria com o programa Escola da Inteligência, desenvolvido pelo Dr. Augusto Cury. Com base na Teoria da Inteligência Multifocal – que estuda profundamente o conhecer da mente – o Programa ensina a gerenciar os pensamentos e proteger as emoções, na perspectiva de formar pessoas mais criativas, ousadas e, consequentemente, plenas e bem-sucedidas e não meros repetidos de informações.

Os temas trabalhados trazem abordagens em âmbito psicológico, filosófico e sociológico. Os alunos se sentem mais seguros e preparados, têm sua capacidade de concentração e atenção melhoradas. O aumento do respeito mútuo e da tolerância, bem com a diminuição da violência e do bullying, são igualmente esperados como consequência de todo o preparo socioemocional que é o “coração” da metodologia da Escola da inteligência.

 

Educação Financeira1

   Empreendedores em ação

Acreditamos que uma relação saudável com o dinheiro deve começar desde cedo e aprender a poupar é um passo interessante na formação de um adulto financeiramente responsável. O objetivo principal do projeto é contribuir para a formação de uma nova geração de pessoas independentes financeiramente, que aprendam a utilizar o dinheiro de maneira saudável e consciente para a realização de seus sonhos. Além de criar condições para que nossos alunos, independente da idade, possam refletir a respeito da responsabilidade de cada um no planejamento e administração econômica, aprendendo a dar importância ao hábito de economizar e a consciência do investimento. A ideia é mostrar que a Educação Financeira deve ser vista como um conjunto de hábitos financeiros saudáveis, que contribuem para uma melhor qualidade de vida. Ao colocarmos o foco da Educação Financeira no Ensino Fundamental I, com crianças de 6 a 10 anos, temos em mãos uma responsabilidade infinitamente maior, uma vez que nessa faixa etária as crianças são ávidas por novos conhecimentos. As consequências dessa abordagem nessa fase da vida terão influência por décadas e atravessará gerações.

Projeto Leitura1

Projeto de leitura

O projeto de leitura e escrita, “Quem conta um conto, aumenta um ponto…”, desenvolvido com as crianças do 1º ao 5º ano tem o objetivo despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura e a escrita, possibilitando as crianças participarem de situações de comunicação oral e escrita. A leitura parte do interesse dos alunos, mas esse interesse só desperta quando interage com o leitor, quando a leitura faz sentido para ele, portanto as atividades para desenvolvê-lo devem ser trabalhadas de formas variadas. Pensando nisso, nas turmas do EF1, são organizados horários de leitura, desenhos e escritas sobre as histórias lidas e ouvidas, dramatizações, adivinhações, interpretação de texto, teatro de fantoches, imitação de personagens, fazendo com que as crianças entrem no mundo da história como coadjuvantes. Entendemos que desenvolver as habilidades leitoras e escritoras em nossas crianças é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas principalmente, em relação ao uso do que se faz deles na prática de ler e escrever. Nessa perspectiva, nossos alunos são estimulados espontaneamente a construir, modificar e relacionar ideias, interagindo com os outros e com o mundo.

Coral

  Canto coral

Realizar atividades musicais de forma lúdica, ouvir música, aprender a cantar uma canção, são maneiras de envolver a criança no fazer musical, despertando assim, o gosto pela atividade musical. Através da prática do canto coral são desenvolvidas atividades importantes na formação social da criança uma vez que é despertada na criança a necessidade de relacionar-se com o colega do coro, desenvolvendo a personalidade, o respeito com o próximo, além de ser uma atividade que exige bastante organização e disciplina, pois é preciso estar atento para aprender o repertório e comparecer aos ensaios nos horários marcados. Isso faz com que a criança aprenda a ter compromisso com suas responsabilidades desde cedo, levando esses princípios para toda a vida.

 

46315219_1846027812186785_3569789646055407616_oSarau literário

O Sarau Literário é um evento de grande importância dentro do contexto escolar, pela sua relevância na construção do conhecimento e pelo envolvimento dos educandos em uma atividade prazerosa, que desperta o interesse pela arte em geral. Vem oportunizar o incentivo à leitura, à criatividade e valorizar os talentos culturais e artísticos dos alunos.

 

Mostra interdisciplinarMostra Interdisciplinar para o Texto do Fundamental

Promove a pesquisa e produção científica visando o diálogo entre diferentes áreas do saber. A temática é escolhida no início do ano e trabalhada ao longo do semestre pelos alunos, que buscam através de diferentes ferramentas aprofundar seus conhecimentos. É um processo longo e rico de experiências, tornando o aprendizado significativo.

 

 

21752923_1342298545893050_7525663782410618581_o   Oficina do texto

Imagina que experiência incrível escrever um livro por meio da internet e depois receber o exemplar impresso na própria escola? Isso se torna possível com a Oficina do Texto! A proposta pedagógica transforma as crianças em coautores de personalidades como Ilan Brenman, Daniel Cabral e Ziraldo. Cada aluno(a) cria uma versão virtual de uma obra literária em parceria com figuras importantes de nosso cenário artístico e intelectual. A partir dessa versão virtual, cada obra é transformada em um exemplar único de um texto impresso, que pode ser um livro ou um jornal e é enviado à escola. A chegada dos exemplares dos livros da Oficina do Texto é sempre festejada com uma noite de autógrafos. É o momento de todos os autores mirins brilharem!

Projetos do Ensino Fundamental II:

 

Sarau para o texto do Fundamental    Sarau literário

O Sarau Literário é um evento de grande importância dentro do contexto escolar, pela sua relevância na construção do conhecimento e pelo envolvimento dos educandos em uma atividade prazerosa, que desperta o interesse pela arte em geral. Vem oportunizar o incentivo à leitura, à criatividade e valorizar os talentos culturais e artísticos dos alunos.

 

Feira Gastronômica1Feira gastronômica

Momento em que os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio trabalham de forma interdisciplinar culinárias nacionais, regionais e internacionais, desde a elaboração das receitas até o processo de finalização, com uma maravilhosa degustação do que foi produzido pelos próprios alunos. Com isso pretendemos valorizar as culturas de diferentes povos.

 

Pensata Filosófica1   Pensata filosófica

É um movimento acadêmico para as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Este evento serve como um amplo instrumento de ensino aprendizagem, oportunizando debates orais entre as turmas sobre temas relevantes da nossa sociedade ,e principalmente para formar opiniões e argumentos para possíveis temas de qualquer vestibular, não apenas explorando a escrita, a redação ou a interpretação textual, mas uniformizando estes interdisciplinarmente.

 

Roda de Leitura cópiaRoda de leitura

Projeto desenvolvido com as turmas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal despertar em nossos educandos o hábito e prazer pela leitura. Inicialmente marcamos uma visita a uma livraria para que juntos (docentes e discentes) possam escolher e adquirir uma obra literária, a qual será trabalhada em sala em formato de roda, ou seja, quinzenalmente os alunos trocam com seus colegas as obras, fazendo também um fichamento.

Projeto-Circo  Projeto circo

Trabalhado e desenvolvido pela turma do 6º ano do Ensino Fundamental, e que visa destacar para os alunos as principais características sobre a história do circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido proporciona um ambiente favorável para que os educandos desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo, baseado não só na prática, mas sim em um contexto histórico, onde todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo sejam explorados.

 

Robótica cópiaProjeto robótica

O projeto Robótica é desenvolvido com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de despertar o interesse pela Física. São abordados assuntos como eletricidade, leis de Newton e outros que juntos auxiliarão na construção dos robôs dos alunos. Cada robô é construído com sucatas de brinquedos. A culminância é feita através de uma batalha de robôs entre os grupos de alunos.