ens_fundamental O Ensino Fundamental da UIRB tem como proposta pedagógica central a ampliação dos conceitos e princípios, sejam eles cognitivos, afetivos, físicos, éticos ou sociais desenvolvidos durante a primeira infância. É nessa etapa que as relações interpessoais estão em alta, tornando-se então prioridade a construção e ratificação dos valores e posturas adequadas para um equilibrado convívio em sociedade.

Cooperação, respeito, ética, solidariedade e espírito de grupo são bússolas educativas presentes em todas as etapas do processo de cognição, servindo como instrumentos de aperfeiçoamento e inclusão do educando.

O currículo foca-se na integralidade da formação, voltando-se para o aperfeiçoamento acadêmico e ampliação do trato nas situações vivenciais. Nesta etapa, as descobertas são valorizadas e as atividades em grupo estimuladas, representando os projetos práticas pedagógicas de complementação das atividades de sala de aula.

O respeito às diferenças e a compreensão de como cada jovem deve inserir-se na relação com o outro são trabalhadas, sem perder de vista a necessidade premente de aprofundar os conceitos basilares para a formação de um profissional ético e preparado para o mercado de trabalho.

 

Projetos do Ensino Fundamental I:

ed_financeira

Educação Financeira

O projeto de Educação Financeira é um dos pilares da nossa proposta para o desenvolvimento com êxito da matemática na vida dos alunos, pois ensina de forma lúdica e prática, conceitos básicos sobre o valor do dinheiro, consumo e principalmente que a identidade de uma pessoa não está baseada em suas posses, mas em seu caráter.

O projeto tem como suporte o livro Dom Empreendedor que mostra bem uma meta ou propósito comum para que possamos trabalhar em equipe. Surge então a figura do líder, cujos valores corporativos e individuais têm poderosa influência na produtividade e na lucratividade.

A solidez dos valores está presente na equipe quando os líderes creem e praticam coerência e quando cumprem o que pregam. Obtém-se então a comunhão de interesses para que algo planejado dê resultado satisfatório. Todos esses tópicos são mostrados de forma clara e com linguagem acessível aos alunos, evidenciando cada vez mais o objetivo do livro.

proj_leitura

Projeto de Leitura

O conceito de letramento, muito divulgado no Brasil, deixou de lado o contraste entre pessoas que sabem e que não sabem ler. O letramento considera graus de intimidade do indivíduo com materiais de escrita e de leitura. Quando alguém sabe ler, mas não consegue compreender sequer textos curtos, pode ser alfabetizada, mas apresenta um nível de letramento muito baixo.

Esse nível pode aumentar à medida que o indivíduo aprende a lidar com mais e diferentes materiais de leitura e de escrita. A escola é responsável, em grande medida, pelo aperfeiçoamento do letramento nos educandos. Em nosso caso, em especial, as crianças com idade entre 6 e 11 anos estão em processo de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de textos.

É nesse sentido que desenvolveremos este projeto, com o intuito de ampliar o universo letrado de nossos alunos, oportunizando situações e materiais que possam contribuir para a construção individual e coletiva de conhecimentos que sejam úteis para a vida, e possibilitem às nossas crianças participar de maneira crítica e ativa dos acontecimentos que permeiam nossa sociedade globalizada.

 

Projetos do Ensino Fundamental II:

work_biologia

Workshop de Biologia

O principal objetivo  é mostrar e ensinar ao público presente matérias de interesse científico.

 

 

work_geografiaWorkshop de Geografia

Mostrar o panorama do espaço geográfico em todas as suas perspectivas e curiosidades de maneira objetiva e dinâmica.

 

 

fisica_quimica

Mostra de Experimentos Físicos e Químicos

Incentivar o aluno  à pesquisa científica, realizando experiências que demonstrem transformações físicas e químicas da matéria.

 

 

sarau_literario

Sarau Literário

Despertar no aluno o interesse pela leitura, ampliar sua vivência cultural, criar condições de incentivo a todas as formas de manifestações culturais e artísticas.