ens_medio

O Ensino Médio da UIRB se caracteriza por seu alto compromisso com sua aprovação nos vestibulares e ENEM. Estruturado para consolidar e aprofundar os saberes, nosso Terceirão se diferencia por oferecer carga horária estendida de 39 aulas semanais.

Além da carga horária diferenciada, oferecemos ensino com ênfase na cidadania, no desenvolvimento crítico e nos valores morais, não só estimulando o saber científico, mas também estimulando a sensibilidade e a preocupação com o próximo.

Nossa proposta pedagógica conta ainda com Mostra Interdisciplinar, Olimpíadas de Matemática, Física,  Química e História, Pensata Filosófica, Sarau Literário, Café Tropicalista, Café Literário, além de Feira Gastronômica, acompanhamento de psicologia escolar, orientação profissional, laboratório de ciências e boa infraestrutura escolar para oferecer suporte em cada atividade e desenvolvimento dos nossos alunos. Por tudo isso nosso Ensino Médio tem se destacado como um dos mais completos e consistentes de nossa cidade, fato comprovado pelos elevados níveis de aprovação nos vestibulares e ENEM.

Assim, a fórmula que adotamos para o aluno alcançar o objetivo de ser aprovado na universidade é uma equação desenvolvida com responsabilidade por nossa escola somando professores experientes, ensino sólido com material didático preparado por especialistas, atualização constante de conhecimentos e orientação para a carreira profissional.

Assim, a fórmula que adotamos para você alcançar o objetivo de ser aprovado na universidade é uma equação desenvolvida com responsabilidade por nosso colégio somando professores experientes, ensino sólido com material didático preparado por especialistas, atualização constante de conhecimentos e orientação para a carreira profissional.

 

Projetos:

Feira gastronômica

Feira Gastronômica1

 

Momento em que os alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio trabalham de forma interdisciplinar culinárias nacionais, regionais e internacionais, desde a elaboração das receitas até o processo de finalização, com uma maravilhosa degustação do que foi produzido pelos próprios alunos. Com isso pretendemos valorizar as culturas de diferentes povos.

 

 

Pensata filosófica

Pensata Filosófica1É um movimento acadêmico para as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Este evento serve como um amplo instrumento de ensino aprendizagem, oportunizando debates orais entre as turmas sobre temas relevantes da nossa sociedade ,e principalmente para formar opiniões e argumentos para possíveis temas de qualquer vestibular, não apenas explorando a escrita, a redação ou a interpretação textual, mas uniformizando estes interdisciplinarmente.

 

Sarau literário

Sarau para o texto Ensino MédioO Sarau Literário é um evento de grande importância dentro do contexto escolar, pela sua relevância na construção do conhecimento e pelo envolvimento dos educandos em uma atividade prazerosa, que desperta o interesse pela arte em geral. Vem oportunizar o incentivo à leitura, à criatividade e valorizar os talentos culturais e artísticos dos alunos.

 

Mostra interdisciplinar

Mostra Interdisciplinar para o texto do Ensino Médio

 

Promove a pesquisa e produção científica visando o diálogo entre diferentes áreas do saber. A temática é escolhida no início do ano e trabalhada ao longo do semestre pelos alunos, que buscam através de diferentes ferramentas aprofundar seus conhecimentos. É um processo longo e rico de experiências, tornando o aprendizado significativo.

 

 

Café tropicalistaCafé-Tropicalista

O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira, atingindo outras esferas culturais, artes plásticas, cinema, poesia, entre 1967 e 1968. O projeto objetiva uma reunião com os alunos do Terceirão para celebrar a brasilidade, resgatando através da proposta tropicalista as raízes da cultura e a história de nosso país, revivendo um momento tão peculiar quanto os anos 60.

 

Café literário594c2a0c6bc0d

Encontro no qual os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio discutem temas envolvendo a arte literária, dessa forma podem em meio a um momento de descontração entender a Literatura de forma prática, uma vez que a teoria já foi apreendida durante as aulas. Esse momento é culminado com um delicioso café e uma roda de conversa entre o docente e discentes.

 

Projeto secos e molhados

Secos e MolhadosO projeto busca desvendar questões políticas, sociais históricas, culturais e artísticas. Neste sentido, sua finalidade e tarefa acadêmica é esmiuçar todo o contexto que fundamenta as fontes filosóficas e literárias que influenciaram a sociedade, trazendo-a para a discussão no espaço escola.

O grupo “Secos e Molhados” foi um porta-voz de uma geração que precisava gritar em tempos de ditadura militar. Esse grupo deu voz às mais valiosas composições que o Brasil produziu. Contudo, a mentalidade brasileira deu uma regredida, em uma época intolerante, agressiva e extremamente conservadora. Nessa análise mais aprofundada, motivamos o aluno a realizar as conexões destes conhecimentos não só em nível de Ensino Médio, mas transformando-o um indivíduo crítico da sua realidade social.

O embasamento intelectual do projeto abordará sempre uma temática consistente para o ENEM e vestibulares em geral.