psicologia_escolar

A psicologia escolar tem o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade (Martinez, 2003). A atuação do psicólogo na instituição escolar constitui um vasto campo de possibilidades.

Sendo assim, esse profissional na UIRB participa da dinâmica e dos processos de toda a escola, realizando um contínuo diálogo com os alunos, professores, coordenadores e família. Destacamos ainda, a realização dos projetos abaixo:

Rotina Diária (Orientação de estudos) Rotina-diaria

Aprender a gerir o tempo e organizar as atividades diárias é crucial para um bom desempenho acadêmico e qualidade de vida. Ter uma rotina diária é uma ótima maneira de manter-se em dia com tudo, ou seja, ter tempo para fazer o que é necessário e o que gosta. Quanto mais tempo você a segue, mais as tarefas se tornam um hábito, e menos motivação você precisará para continuar. A parte mais difícil é desenvolver uma rotina para acompanhar todos os dias. Nesse intuito, com alguns encontros no início do ano letivo orientamos nossos educandos a desenvolverem suas rotinas diárias, além de darmos dicas que como persistir e assim perseverar em bons hábitos de vida.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia-Mundial--AutismoCelebrado no dia 2 de abril, a data foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo inteiro. A UIRB acredita numa educação para todos, por isso valoriza e oportuniza uma educação onde todos sejam inclusos, com suas particularidades e especificidades.

Celebrar o dia 2 de abril é muito mais que celebrar um dia isolado, mas sim de enfatizar uma cultura de valorização do autista e todos os educandos com necessidades educativas especiais. Fomentamos na escola o desejo de uma sociedade tolerante às diferenças onde todos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver.

 

Combate e Prevenção ao Bullying 

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Infelizmente o fenômeno do bullying cresce nacionalmente e mundialmente, e pelos jornais percebemos as consequências catastróficas de alguns casos de bullying. No intuito de prevenir e combater qualquer tipo de desrespeito, a UIRB trabalha no mês de abril com diversas atividades envolvendo discentes, docentes e toda equipe para a formação de uma cultura de paz e tolerância

Projeto de Vida 

Projeto-de-Vida

 

Todos nós precisamos de metas, sonhos e objetivos, sem isso a vida se esvazia de sentido e motivação. A UIRB oportuniza aos alunos do Terceirão não somente uma escolha responsável da profissão, mas ir além para a construção de um projeto de vida, trabalhando também aspectos emocionais neste momento de escolhas e expectativas.

 

Viva com Sentido – setembro amarelo Setembro-Amarelo

Desde 2015 o mês de setembro ficou conhecido como o mês de prevenção ao suicídio. Além de levarmos nossos educandos a refletir sobre esta triste realidade que cresce, principalmente na população jovem, fazemos uma grande campanha a favor da vida.

 

Café Profissional

Café-ProfissionalO último ano da vida escolar de um aluno é marcado de escolhas e mudanças. No sentido de auxiliar quem prestará o vestibular, realizamos encontros marcados por descontração, troca de experiências e motivação para uma escolha sólida e consciente.

O café profissional é destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio com a presença de especialistas de diversas áreas para partilhares suas experiências da escolha profissional, vida acadêmica na universidade e a rotina da carreira.