psicologia_escolar

A psicologia escolar tem o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade (Martinez, 2003). A atuação do psicólogo na instituição escolar constitui um vasto campo de possibilidades.

Sendo assim, esse profissional na UIRB participa da dinâmica e dos processos de toda a escola, realizando um contínuo diálogo com os alunos, professores, coordenadores e família. Destacamos ainda, a realização dos projetos abaixo:

Orientação profissional

A Orientação Profissional da UIRB possui como foco priorizar o autoconhecimento do aluno, munindo-o de discussões e informações sobre as profissões e aspectos relevantes do atual mercado de trabalho, consequentemente a própria escolha da profissão será algo natural e sólido. O projeto possui também como objetivo preparar nosso educando emocionalmente para esta fase, em busca de um equilíbrio psíquico.

Orientação de estudos

A UIRB, sensível e atenta às mudanças comportamentais advindas da modernidade, elaborou o Projeto de Orientação de Estudos, que auxiliará os educandos do Ensino Fundamental I e II a uma melhor gestão do tempo e uma maior eficiência e concentração nas horas de estudo. O objetivo desse projeto é criar junto com o aluno mecanismos e estratégias de como organizar o tempo de estudo, técnicas para estudar e apreender conteúdos, conscientizar e informar sobre os benefícios de uma rotina de estudo e hábitos de vida saudável (sono, alimentação, etc).

Semana contra o bullying

Em 2011 constituiu-se o dia 7 de abril como o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola. Antes mesmo da criação da data, trabalhar o tema bullying nas escolas já era necessário. A palavra bullying não tem um correspondente em português, é conceituado como todo ato de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre. Segundo especialista da área, é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. O projeto de combate e prevenção ao bullying da UIRB acontecerá no formato de oficinas com a “Semana Nacional de Combate ao Bullying” e abrangerá uma programação diversificada para alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Workshop contra as drogas

Muito mais que transmitir informações e conteúdos sobre esse tema, o objetivo deste projeto é fazer com que os próprios alunos se envolvam de maneira espontânea e dinâmica no assunto em questão. Assim, o projeto “Workshop de combate às drogas” será elaborado e construído por alunos, professores e coordenadores no sentido de perceber que todos possuem suas responsabilidades de cidadão no combate às drogas. A metodologia do projeto compreende na culminância de um workshop onde os alunos do 9º, 1º e 2º ano do Ensino Médio desenvolverão e apresentarão para os alunos do Ensino Fundamental II assuntos pertinentes sobre as drogas envolvendo outras ciências (como Química, Biologia, Sociologia, Filosofia e Arte) no intuito de informar e alertar os malefícios das drogas.